História

O Centro de Desenvolvimento Comunitário - CDC ESTAÇÃO DOS VENTOS , está situada na apropriação das terras do Governo Federal do Km 3, região leste, na rua Luiz Castagna S/N, bairro João Goulart - Vila Schirmer do Município de Santa Maria-RS. A maioria dos moradores que residem no local, tem como principal fonte de renda: a coleta de materiais recicláveis para a venda. Cerca de 290 famílias se instalaram na região em 2001, onde permanece em tramite a legalização das terras, não tendo uma data certa para tal.

Em abril de 2005, percebendo-se que a comunidade havia crescido e que crianças estavam expostas aos riscos urbanos, ficando em casa sozinhos ou apenas cuidadas pelos irmãos mais velhos, organizou-se uma reunião com o grupo de mães convocadas pelo então líder comunitário Jan Carlos Ferreira Machado.

A idéia inicial acordada era fazer um rodizio de mães para cuidar das crianças de modo que cada mãe deixasse seu filho com outra mãe em um determinado dia para ir trabalhar, assumindo em outro essa mesma tarefa. No entanto, com o passar do mês, algumas mães foram desistindo desse compromisso, pois conseguiram emprego e Fabiana (esposa de Jan Carlos), que estava em férias, viu-se aproximar seu dia de voltar ao trabalho, estando acompanhada apenas de sua enteada, para cuidar de 16 pequenos de 0 a 6 anos. Decidiu então abandonar o emprego e assumir a coordenação do Projeto, sempre contando com a ajuda de seu esposo que manteve, ao longo do ano de 2005 e parte de 2006 alimentação básica para os pequeninos.

As dificuldades eram muitas. As portas foram fechadas por três vezes, até que mães abnegadas saíram em busca de parceiros.

Em 1º de maio de 2006, houve a visita da Assoc. de Amigos do BOB e, desde então, a ajuda começou a chegar. Logo em seguida, o Exército veio para mudar parte da nossa estrutura de madeira para alvenaria e toda parte frontal.

O Centro de Desenvolvimento Comunitário, inserido numa comunidade extremamente vulnerável, desprovida de infraestrutura, pavimentação, rede elétrica e saneamento básico. Tendo em vista, essas dificuldades, a Instituição sempre se manteve com o intuito no processo de busca de arrecadação de doações e recursos, sejam humanos, matérias em espécie, e financeiro para manutenção de suas atividades.

A partir de 2011 a Instituição foi se configurando com a legalização oficial de documentos. Assim com a burocratização foi se agregando novas parcerias, dentre elas ONG- “Moradia e Cidadania” que assim trouxe a ampliação e melhoria de nossa estrutura física. Como outros parceiros, doadores pessoa física/jurídica, através de campanhas de alimentação, Ação Social, doações de roupas entre outros benefícios para comunidade.

Atualmente a Instituição se mantém com voluntários, colaboradores , profissionais, constituído através de Projetos Sociais que auxiliam não só crianças que se ocupam em turno inverso ao da escola com atividades culturais mais com oficinas que auxiliam aos pais e mães a desenvolverem habilidades e capacitem para o mercado de trabalho.